terça-feira, 30 de setembro de 2008


O sentido mitológico da Primavera
12/09/2008 - 17h26

Primavera é estação climática que antecede ao verão, ao qual segue-se o outono e inverno. No Hemisfério Sul, ela começa no dia 22 de setembro e vai até 21 de dezembro. A primavera, também, é considerada a estação das flores, e as flores podem (nem todas) se apresentar como hermafroditas, assim, a associação deste mito à primavera justifica-se.

Na mitologia grega, a primavera está associada à uma ninfa (Salmácis), uma espécie de "anjo da guarda" ou "orixá" que protege alguma planta, animal, pessoa ou lugar. Salmácis, de tal maneira se apaixonou por Hermafrodito que acabou se fundindo com ele num único corpo.

As ninfas na mitologia greco-romana,eram divindades dos rios, dos bosques e florestas e dos campos. Do grego vem a grafia nWmphe (noiva), e do latim, nympha.

Mitologia




Hermaphróditos (da mitologia grega e Hermaphroditus, do latim), filho de Hermes e Afrodite. Hermafrodita, é a designação para um vegetal ou animal que possui os dois sexos num único corpo.

Ilustração representando Hermafrodito e Salmacis


Hermafrodito foi levado por ninfas para uma montanha sagrada em Phrygia. Com 15 anos de idade, entediado, saiu do seu entorno e percorreu as cidades de Lycia e Caria. Foi na mata de Caria que ele encontrou o Salmacis Náiade em sua piscina. Ela tentou seduzi-lo, mas é rejeitada.

Hermafrodito, ao entrar nas águas encontra a piscina vazia. Salmacis salta por detrás de uma árvore para a piscina. Ela envolve-se em torno do garoto, e beija-lhe a força, tocando seu peito.

Enquanto lutam, ela chama a atenção dos deuses para lhe ajudar. Seu desejo é concedido, e seus corpos, em uma mistura, passam a ser um só.Hermafrodito, na sua dor, faz a sua própria oração, amaldiçoando a piscina, de forma que qualquer outro que se banhar ali será transformado também.

Nenhum comentário: